Comissão Paritária

CONSTRUINDO O FUTURO

Com amor, responsabilidade e trabalho

APROVADO POR UNANIMIDADE

Atualizado em 22/03/2023

A Comissão Paritária da Feira da Afonso Pena reuniu-se na última terça-feira, 21/03, para votar o projeto de implantação do novo layout. O trabalho elaborado pela Assessoria CP e pela representação dos expositores foi aprovado pelos seis membros titulares da PBH. Foram aprovados o remanejamento necessário para a organização espacial dos setores e as melhorias feitas no novo layout.

Uma vitória de toda a feira! Dos colegas que realizaram o trabalho, dos que colaboraram, dos que apoiaram, dos que votaram e, até mesmo, daqueles que se contrariaram, compreensivelmente, por fazerem parte do pequeno grupo que foi deslocado de seus locais atuais. Em breve estaremos todos desfrutando do resultado dessa vitória: uma feira regulamentada em lei, maior, mais organizada e mais próspera.

A história provou, uma vez mais, que aos expositores não falta sensatez, responsabilidade e participação nos momentos importantes.

Parabéns a todos!

Pela Representação dos Expositores:
Almira Caldeira
Cleuza Soares
Marcelo Braga
Marco Mello
Rafael Silva
Rosalee Gonçalves
Vera Santos
Wagner Lopes

Pela Assessoria CP:
Carlos Soares

Um novo layout com setores alinhados, espaços entre barracas iguais para todos e VAGAS MAPEADAS E MARCADAS NO ASFALTO. A Feira vai mudar! Vai se reorganizar, ficar mais segura e muito melhor.

E quem fará isso acontecer será a Representação dos Expositores na Comissão Paritária e VOCÊ, expositora e expositor da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte.

No próximo domingo, dia 05 de março de 2023, você tem um compromisso com o futuro da Feira que lhe garante a dignidade do trabalho e o sustento da sua família.

Dizem que nós expositores somos desinteressados e omissos. É mentira! A história da feira prova que não faltou sensatez, responsabilidade e participação nos momentos importantes. Não faltou antes e não faltará agora!

DETALHES DO PROJETO

Explicações detalhadas sobre todas as fases do trabalho realizado

Organizar e regulamentar

TORNAR PERMANENTE O QUE HOJE É APENAS PROVISÓRIO

Como é do conhecimento geral, o tamanho atual da feira e a disposição das vagas são provisórios. A feira foi estendida por causa da pandemia de Covid-19 e se arrumou no espaço ampliado por conta própria. Essas mudanças foram aprovadas por mais de 90% dos frequentadores.

A Prefeitura de Belo Horizonte compreendeu isso e se dispôs a manter a extensão e a forma de distribuição das barracas em quatro corredores. No entanto, para cessar o risco de retornarmos ao desenho anterior é necessário alterar os decretos que regulamentam a existência da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, bem como mapear o espaço e implantar um NOVO LAYOUT.

De forma inédita, foi dada à Representação dos Expositores na Comissão Paritária a chance de realizar o projeto de mapeamento e implantação do novo layout, com a condição de que ele seja aprovado por dois terços dos expositores da feira.

Missão dada; missão aceita. Saiba como foi encarado esse desafio que vai, COM A SUA PARTICIPAÇÃO, mudar para melhor a história da Feira e de todos os expositores.

Siga o fio…

O início

ENCONTRANDO AS SOLUÇÕES

Missão aceita, mas como fazer? Por onde começar?

Sem um mapa com a localização das vagas de cada expositor, que então já não existia, o trabalho teria de ser construído do zero, tendo como base apenas uma planilha contendo o nome, o número de inscrição e o endereço da antiga vaga de cada expositor, fornecida no dia 08/11/2023 pela Gerência da Feira da Afonso Pena – Gefap.

Pela competência em informática, comunicação e planejamento, os membros titulares da Representação dos Expositores na Comissão Paritária Almira Caldeira, Cleuza Soares, Marcelo Braga, Marco Mello, Neide Perona e Rosalee Gonçalves aceitaram a colaboração do colega Carlos Soares para planejar e coordenar o trabalho. Essa colaboração foi proposta e intermediada pela Cleuza. Os representantes suplentes Rafael Silva, Vera Santos e Wagner Lopes também foram convidados e aceitaram fazer parte da equipe. Foi criado o grupo de trabalho AssessoriaCP.

O mapeamento da feira começou no dia 13 de novembro, cinco dias após a disponibilização da lista oficial de expositores e a criação do banco de dados. A estratégia e os materiais impressos foram fornecidos pelo Carlos e o trabalho de campo nesse primeiro dia foi realizado pelos colegas Almira, Marco, Neide e Rosalee.

Siga o fio…

O mapa

ESTRATÉGIA E RESULTADO

Como já mencionado, Almira, Marco, Neide e Rosalee iniciaram o trabalho de campo no dia 13/11. A tarefa consistiu em percorrer do início ao fim, no sentido Praça Sete → Rua dos Guajajaras, barraca a barraca, os quatro corredores de cada setor, informar-se sobre o nome do titular da vaga e colar a etiqueta com os dados desse expositor na planilha do corredor percorrido naquele momento.

Com as planilhas preenchidas, as informações obtidas foram lançadas no banco de dados e analisadas. O processo se mostrou prático e eficiente.

Nos domingos 20 e 27 de novembro os demais setores – B, C, D, H. I e J – foram cadastrados pelo processo acima descrito. Além dos colegas Almira, Marco, Neide e Rosalee Também participaram nesses dias os colegas Marcos Diniz (setor J) e Cida Buzetti (setor H), a pedido da Rosalee; Rose Mary Hassen e Sidney Lopes Júnior (setor D), a pedido do Marcelo.

Após a tabulação dos dados, realizada pelo Carlos, constatou-se que 89 expositores dos setores de artesanato e variedades, dos 1395 listados pela Gefap, não foram encontrados no momento do cadastro. Desses 89, 55 se encontravam infrequentes naquelas datas (13, 20 e 27/11), conforme informações oficiais obtidas junto à Gerência da Feira.

Em dezembro, os setores de alimentação X, Y e Z, concentrados na Av. Álvares Cabral e Rua Espírito Santo, foram cadastrados pela Almira.

Assim, após quatro dias de trabalho de campo e outros quatro ou cinco no computador, tínhamos em mãos um mapa consistente da feira.

Siga o fio…

Quebrando a cabeça

PARA ENCAIXAR AS PEÇAS

Sobre a necessidade e as vantagens da reorganização

Se você é um expositor, mesmo que seja uma pessoa pouco atenta, já percebeu que a Feira está desorganizada. O espaço usado por cada expositor varia de setor para setor e mesmo dentro do mesmo setor. Alguns expositores têm um espaço lateral grande; outros, nenhum. Não há nem sombra de igualdade e isso gera conflitos no dia a dia.

Outro ponto visível é a invasão de um setor sobre o outro, herança do layout provisório implantado para que a Feira pudesse retornar após mais de seis meses fechada em razão da pandemia de Covid-19.

Saiba que aquele layout provisório e o atual layout espontâneo, bem como a dimensão atual da Feira, entre a Av. Amazonas e a Rua dos Guajajaras, não foram regulamentados por nenhum decreto ou lei, não existindo, pois, no mundo jurídico. O layout que existe de direito é aquele nos acolhia antes da pandemia e onde todos os setores, incluindo os de alimentação, se espalhavam no chão da Av. Afonso Pena, entre a Rua da Bahia e a Rua dos Guajajaras.

Portanto, todo expositor, remanejado ou não para uma vaga em local diferente daquele que ocupa hoje, vai sair ganhando com a implantação do novo layout. Será a troca do provisório pelo definitivo; do incerto pelo seguro; do espaço acanhado pelo espaço ampliado e da divisão injusta pela divisão correta e igualitária do espaço entre os expositores, garantida pela marcação das vagas no asfalto.

Sobre os critérios adotados para o remanejamento e as suas justificativas

Os seguintes critérios foram decididos pela maioria dos membros titulares da Representação dos Expositores na Comissão Paritária e aplicados pela AssessoriaCP para o remanejamento necessário de algumas vagas:

I) Todos os setores da feira terão começo e fim alinhados no sentido perpendicular aos corredores, não devendo, na medida do possível, um setor adentrar o outro.
Justificativa(s):
Uma questão óbvia de organização empregada desde de que a Feira foi transferida para a Av. Afonso Pena em 1989. Impossível de ser aplicada totalmente na transição do setor A para o B, onde a regra foi aplicada por posição: passeios e canteiro central.

II) Apenas as vagas estritamente necessárias para o cumprimento do estabelecido no item I serão remanejadas, sempre de forma impessoal e de acordo com as demais regras aqui explicitadas.
Justificativa(s):
É humanamente impossível reorganizar o espaço ocupado de forma desordenada pela Feira sem alterar a localização de algumas vagas.

III) Todas as barracas duplas serão transferidas para os corredores vizinhos aos passeios e serão dispostas no sentido perpendicular, com as frentes alinhadas com as demais barracas no sentido paralelo aos corredores.
Justificativa(s):
Manter algumas barracas duplas ocupando duas vagas nos corredores atenta contra a igualdade entre os expositores e contra a história da Feira, ao menos desde 1989. Ademais, no estudo de layout aprovado pela maioria não há vagas suficientes para manter algumas barracas duplas no sentido paralelo aos corredores, ocupando duas vagas.

IV) Havendo imperiosa necessidade, serão remanejadas as vagas localizadas no final de cada corredor a ser regularizado, afim de que todos os corredores fiquem alinhados perpendicularmente. Prioritariamente serão remanejadas aquelas vagas que, voluntariamente ou não, tenham trocado de pista na avenida: centro → bairro (par) para bairro → centro (ímpar) ou vice-versa.
Justificativa(s):
Conforme já declaramos, é humanamente impossível reorganizar o espaço sem fazer algumas alterações. Como a Feira foi, é e está sendo organizada no sentido Praça Sete → Rua dos Guajajaras, para alinharmos os setores foi necessário, por vezes, remanejar as vagas finais nos corredores que ultrapassaram o alinhamento planejado dos setores. O objetivo foi alinhar o final de cada setor, para que o próximo começasse também alinhado.

Cumpre-nos informar que os poucos expositores não encontrados pela nossa equipe, mas em situação regular perante a Gerência da Feira, foram alocados em vagas próximas às definidas para eles no layout da pandemia. Para todos os expositores frequentes em algum momento entre novembro de 2022 e janeiro de 2023 foi alocada e definida uma vaga no novo layout. Algumas vagas foram reservadas em cada setor para eventuais retornos daqueles em situação cadastral regular ou em processo de regularização.

O remanejamento proposto alterou a localização de menos de 14% dos expositores, na média geral. No entanto, em alguns setores essa porcentagem foi maior:

Setores A e B (36%): Pela questão da alocação das barracas duplas apenas nas áreas lindeiras aos passeios;
Setor F (20%): Em parte pela questão da barracas duplas, mas nesse caso para que não ficassem, por falta de espaço, em frente aos banheiros. Em parte pelo expressivo número de barracas transferidas da pista ímpar para pista par pelo layout da pandemia, resultando no avanço desse setor sobre o setor G.
Setor H (36%): Por conta da destinação de parte da pista sentido centro → bairro da Av. Afonso Pena, no cruzamento com a Av. Álvares Cabral, para abrigar o início do setor de Alimentação Y e para funcionar como área de apoio e de eventos culturais.

Por fim, outro ponto importante a ser destacado é o fato de que os expositores poderão, ao final do processo, solicitar a alteração da sua vaga, seja por meio de permuta com algum colega, seja pleiteando alguma vaga disponível.

Siga o fio…

O estudo

E A REVISÃO PROPOSTA

A atual Representação dos Expositores na Comissão Paritária herdou, da representação passada, o Estudo de Layout 2 para a Feira da Afonso Pena. Em uma votação virtual, tal estudo foi aprovado por 213 de 277 votantes.

Como todo estudo, algumas inconsistências foram encontradas numa revisão final realizada pelo colega Carlos Soares, encarregado do trabalho de transposição e alinhamento dos setores no layout. As principais inconsistências detectadas: desenho incorreto do mapa das calçadas e do canteiro central, principalmente no início da Feira, e o desalinhamento das filas provocado pela falta de padronização dos acessos – passagens, respiros – às ruas que cruzam a avenida.

Por serem apenas inconsistências, as alterações propostas são mínimas: reduzir em 5 centímetros o espaçamento entre as duplas de barracas, de 185 para 180 cm e uma pequena mudança na posição das 24 barracas do setor de alimentação Z, visando aumentar a segurança e facilitar o fluxo de veículos dos expositores no início e no fim da feira e de veículos em situação de emergência durante a feira. O número de vagas destinadas aos setores de artesanato, alimentação e artes plásticas foi mantido. Nenhuma outra alteração relevante foi feita.

Essa proposta foi apresentada à Gefap e está em análise. Porém, não interfere na sequência do trabalho. Conheça os layouts e entenda as alterações propostas:

Layout: Estudo 2 PBH

Layout: Proposta ACP

Siga o fio…

Inédito

O SEU NOME NO LAYOUT

No domingo 05 de março você vai conhecer o seu lugar na feira de uma forma inédita: diretamente no layout do seu setor, com três metros de comprimento e 60 centímetros de altura. Nesse layout, que chamamos de “Layout Nominal” o seu nome e o número da sua inscrição estarão dentro do elemento gráfico que representa a sua vaga na Feira.

Para ver, basta visitar o local de apresentação do layout e coleta de assinaturas do seu setor.

Siga o fio…

Domingo

05 DE MARÇO

DIA DE FAZER HISTÓRIA!

  1. Compareça ao local de visualização das vagas e coleta de assinaturas do seu setor (veja na lista acima) das 07 às 12 horas.
  2. No Layout Nominal conheça o local da sua vaga.
  3. Dirija-se ao mesário e solicite o comprovante com o número da sua vaga nova; cole-o no verso da sua credencial.
  4. Assine a lista de concordância, caso você não deseje o sorteio como método de distribuição das vagas no novo layout.

Você assinou? Parabéns!

A sua assinatura valoriza o trabalho árduo que realizamos com a transparência e a qualidade que você pode comprovar. A sua assinatura valoriza a Feira e valoriza você!

Muito obrigado!

OS SETORES DE ALIMENTAÇÃO

O remanejamento e a coleta das assinaturas foram concluídos nos setores de alimentação X, Y e Z no dia 29/01/2023. Mais de 93% dos expositores desses setores assinaram o termo de concordância. Um resultado expressivo e digno do nosso respeito e da nossa admiração.

UM SHOW DE RESPONSABILITADE E COMPROMISSO PARA COM A FEIRA DE TODOS NÓS!

O trabalho nos setores X, Y e Z foi liderado pela representante Almira Caldeira, com logística e materiais fornecidos pelo Carlos Soares e apoio dos demais membros da Representação dos Expositores na Comissão Paritária.

Agradecimentos especiais:

NEIDE PERONA in memoriam
Pela amizade, empenho e dedicação, manifestamos aqui o nosso reconhecimento e gratidão à companheira Neide Perona, de saudosa lembrança.

GUSTAVO RESGALA E EQUIPE
Pela colaboração sempre tempestiva, agradecemos à equipe da Gerência da Feira da Afonso Pena e ao gerente Gustavo Resgala.

A Representação dos Expositores:

Almira Caldeira
Cleuza Soares
Marcelo Braga
Marco Mello
Rosalee Gonçalves
Rafael Silva
Vera Santos
Wagner Lopes

A AssessoriaCP:

Carlos Soares

COMISSÃO PARITÁRIA

A Representação dos Expositores

Depoimento pessoal dos representantes dos expositores na Comissão Paritária 2022/2023 sobre o trabalho realizado.

Layout
SEM SORTEIO

Amigo expositor e expositora, estamos fazendo a história!

Desde a mudança da gestão da Feira para a Secretaria Municipal de Políticas Urbanas no início de 2022 venho acompanhando uma mudança de postura da prefeitura com relação ao nosso evento.

A adoção do leiaute estendido foi amplamente discutida e a vontade da maioria foi atendida. Definido o formato, a questão passou a ser a implantação.

A Comissão Paritária, seguindo o desejo do expositor, pressionou a prefeitura para que a implantação não seja feita por sorteio das vagas. Foram muitas reuniões, muita argumentação e, por fim, nos foi dada a tarefa de definir as vagas por remanejamento.

O trabalho está sendo realizado com muito critério e sempre com objetivo de engrandecer cada vez mais a NOSSA FEIRA. Me sinto honrado de estar participando deste projeto.

Pela primeira vez, nos mais de 50 anos de história da Feira, o leiaute será definido pelos expositores!

E isto acontecerá no dia 5 de março de 2023.

Marcelo Braga

Neide Perona
IN MEMORIAM

Com surpresa, a mãe, a esposa, a filha e amiga feirante Neide partiu aos 69 anos, nos deixando um legado de amor e superação, sempre empenhada nas melhorias a serem conquistadas e implementadas na Feira Hippie de todos nós. Feira que para ela era mais do que um meio de sustento familiar, era um ambiente de convivência entre amigos que compartilhavam suas dificuldades e alegrias.

Nos últimos anos foi eleita para fazer parte da comissão paritária, sempre com o objetivo de ser a voz dos feirantes em prol de uma Feira que harmonizasse as necessidades dos feirantes e dos usuários, como o projeto do novo layout da Feira. Nosso eterno agradecimento a essa pessoa bondosa e sempre empenhada em disseminar amor e otimismo. Neide, desejamos que a sua vida no céu seja ainda mais bela!

Lydneia Teixeira

Dedicação
E MUITO TRABALHO

Meu nome é Rosalee Gonçalves e sou membra da Comissão Paritária 2022/2023.

Foi nos dado um grande desafio: O Novo Layout.

Incrivelmente, a Prefeitura deixou conosco a tarefa de fazê-lo, pois só nós conhecemos bem os problemas da Nossa Feira.

Desafio aceito, era hora de trabalhar e muito.

O que fizemos? Reuniões todas as semanas.

Por onde começar? Entender o layout escolhido pelos expositores.

Como faremos? Chamamos o nosso amigo de feira Carlos Soares, expert em projetos para nos ajudar.

Projeto pronto, era hora de sair de barraca em barraca, com nome, vaga e setor de cada um para mapear o lugar do expositor no papel, para depois passar para o computador.

Essa tarefa foi muito cansativa, pois demorou mais do que pensei, pois todos querendo perguntar e ter respostas imediatas. Mas foi cumprida em tempo recorde.

Depois veio o trabalho de procurar aqueles expositores que não estavam no dia do mapeamento, e tivemos de procurar um a um, até descobrir o que estava acontecendo com eles.

Fiquei sabendo que alguns não estariam mais conosco por escolha própria ou por causa de doenças ou porque faleceu. Fiquei triste com essas situações, mas precisava continuar o trabalho.

Foi organizado setor por setor, fila por fila, para que a Feira fique bonita para nós, para os visitantes e compradores e até mesmo quando for filmada do alto, mostrando essa organização para alguma divulgação.

Foi feito 6 layouts separados por setores para facilitar que vc encontre a sua vaga com o seu nome, número de barraca novo e local, com mais facilidade no mapa.

O nosso objetivo como comissionado, foi fazer com que o layout seja aprovado pelos órgãos que compõem a Feira e para que não houvesse o temido sorteio.

Mesmo sendo muito desgastante e cansativo, pois deixamos os nossos afazeres de expositor, tanto na produção como nas vendas, dos serviços de casa, de mãe/pai, esposa(o), foi muito gratificante pra mim está participando dessa grande tarefa que nunca esquecerei.

Agradeço a todos os comissionados e ao Carlos Soares, por estarmos unidos em um projeto tão importante para nós!!

Rosalee Gonçalves

PERGUNTAS FREQUENTES

Respostas imediatas

Quando o novo layout será implantado?

Se conseguirmos o número de assinaturas necessárias para avançarmos à fase seguinte, que é a marcação das vagas no asfalto da Av. Afonso Pena, acreditamos que a implantação do novo layout possa acontecer entre o final de março e o princípio de abril. Acreditamos que o prazo depende da vontade e do comprometimento que os expositores demonstrarem no próximo dia 05 de março.

Como foi definido o local da minha vaga?

Seguindo os critérios adotados pela Representação dos Expositores na Comissão Paritária e descritos no item O remanejamento na seção DETALHES DO PROJETO.

Este é o layout que os expositores votaram no ano passado?

Basicamente, sim. O que foi aprovado no ano passado, em votação virtual, foi um estudo de layout, no caso o estudo número 2. Para se tornar viável, algumas pequenas inconsistências foram corrigidas, sem no entanto alterar a essência do projeto. Saiba mais consultando o item “O layout” na seção DETALHES DO PROJETO.

As vagas serão marcadas no chão da avenida?

Faz parte do projeto, mas não depende apenas de nós. Temos a promessa da administração de que a marcação no asfalto será feita e nos esforçaremos para que seja feita no menor prazo possível.

Os montadores de barracas serão informados sobre a localização da vaga de cada um?

Com certeza. O projeto de implantação do novo layout que estamos concluindo foi baseado em informação e banco de dados. Assim, listas com os nomes e os dados da vaga de cada expositor, bem como o próprio layout ficarão disponíveis para os montadores e para quem mais se interessar na página feirahippie.com/layout e nas redes sociais da feira. No caso dos montadores poderemos fornecer listas impressas com esse dados, a pedido. Encontre-se e descubra o numero da sua vaga nova: baixe a lista do seu setor na seção LISTAS .

Se eu não gostar do meu lugar, poderei trocar com outro expositor?

Sim, a solicitação de permuta de vagas dentro do mesmo setor é um direito do expositor e não está suspenso. As solicitações de troca para uma vaga não ocupada ou para outro setor, temporariamente suspensas, deverão ser reativadas após a implantação do novo layout.

Por que minha barraca dupla tem que ficar perpendicular ao corredor?

Por três questões básicas: justiça, espaço e história. As poucas barracas duplas dispostas no sentido paralelo aos corredores ocupam dois espaços no corredor, o que, além de ser injusto para com todos os demais expositores, não seria suportado pelo layout a ser implantado. Historicamente, ao menos desde 1989, quando a feira foi estabelecida na Av. Afonso Pena, as barracas duplas sempre foram dispostas nas filas, ou seja, em posição perpendicular aos corredores.

Por que as barracas terão quer ficar grudadas de duas em duas?

Circulação e segurança. Com as barraca dispostas em duplas, o espaço entre duplas de barracas dobra, facilitando e estimulando a circulação dos frequentadores entre as pistas da avenida. A Feira como um todo ficará mais visível e também mais segura em caso de pânico ou acidente. Outro aspecto relativo à segurança, nesse caso a segurança patrimonial do expositor, é que redução do número de faces expostas reduzirá, muito provavelmente, o número de furtos e roubos.

Seremos avisados quando o novo layout estará valendo?

Claro! Solicitaremos à Gerência de Feira que faça a divulgação oficial pelos seus canais e através de folhetos impressos. Da nossa parte, mobilizaremos o site e as redes sociais parceiras.

Se eu não puder ir à Feira no dia da implantação, minha vaga estará garantida?

Com certeza! Todos os expositores em situação regular têm vaga garantida no novo layout.

Estou em licença médica. Terei meu lugar garantido quando eu voltar?

Com certeza! Todos os expositores em situação regular têm vaga garantida no novo layout.

Não vou à Feira desde o fim da Pandemia. Minha vaga está garantida?

Todos os expositores em situação regular têm vaga garantida no novo layout. Se esse for o seu caso, a sua vaga está garantida.

A minha barraca sempre foi do lado par/ímpar da avenida. Com o layout da pandemia foi deslocada para o lado oposto. Vou voltar para onde era antes?

Não necessariamente. O nosso projeto procurou manter o maior número possível de expositores nos seus locais atuais e remanejar apenas as vagas necessárias à organização dos setores da Feira. Isso foi feito seguindo os critérios adotados pela Representação dos Expositores na Comissão Paritária e descritos no item O remanejamento na seção DETALHES DO PROJETO.

DOWNLOADS

Documentos e materiais para divulgação

Informe-se
Saiba mais

LAYOUTS

Layout PBH – Estudo 2
Layout – Proposta ACP

Divulgue
Compartilhe

Folheto oficial

PUBLICIDADE